48 candidatos a freguesia mais sustentável, 39 galardoados

By March 8, 2017

No dia 24 de março de 2017, teve lugar em Torres Vedras, a Sessão de Divulgação dos Resultados do Concurso Nacional Eco-Freguesias XXI, que distinguiu 39 das 48 Juntas de Freguesia candidatas ao Prémio “freguesia mais sustentável”.

Neste primeiro ano, candidataram-se ao Prémio Eco-Freguesias XXI 48 Juntas de Freguesia de todo o País, incluindo Regiões Autónoma da Madeira e Açores. Mais de metade das freguesias pertencem a municípios ECOXXI, sendo que o Município de Guimarães é o que mobilizou mais freguesias a participar neste concurso.

Para a obtenção da distinção “freguesia mais sustentável”, é necessário que a pontuação obtida nos 10 indicadores que compõem a Candidatura seja de 50% ou superior. Das 48, 39 Juntas de Freguesia atingiram os objetivos estabelecidos, sendo que 10 Juntas de Freguesia (25,6% das freguesias galardoadas) chegaram a apresentar pontuações iguais ou superiores a 70%.

O prémio Eco-Freguesias XXI pretende incentivar e reconhecer as freguesias que trabalham no sentido da sustentabilidade e desenvolvimento da sua comunidade, sendo valorizadas iniciativas em prol do ambiente, participação, cidadania e inclusão.

Na Sessão de Divulgação dos Resultados do Concurso Nacional Eco-Freguesias XXI, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) apresentou o balanço e premiados do Concurso a freguesia mais sustentável, bem como os premiados no Concurso Eco-Famílias. O Programa desta sessão incluiu ainda apresentações de boas práticas de sustentabilidade local por parte de algumas autarquias.

Resultados do concurso nacional aqui

Aceda às fotografias aqui