A maioria das Eco-Freguesias 2017 estão em municípios ECOXXI

By March 27, 2017

No dia 24 de março de 2017, teve lugar em Torres Vedras, a Sessão de Divulgação dos Resultados do Concurso Nacional Eco-Freguesias XXI, que premiou 39 freguesias com a bandeira verde Eco-Freguesias XXI 2017. A maioria das Eco-Freguesias (52%), localizam-se em municípios ECOXXI (premiados em 2016).

Alfândega da Fé, Caminha, Cascais, Funchal, Fundão, Guimarães, Horta, Leiria, Loures, Manteigas, Mealhada, Oliveira do Hospital, Pombal, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santo Tirso, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia foram os municípios ECOXXI que tiveram freguesias candidatas a este prémio nacional.

Guimarães destacou-se por ser o município que mais freguesias incentivou a participar nesta primeira edição do Concurso Nacional Eco-Freguesias XXI 2017 (5 freguesias), tendo obtido 100% de freguesias premiadas com a bandeira Eco-Freguesias XXI.

O Projeto Eco-Freguesias XXI vai continuar. Ainda em 2017, as Juntas de Freguesia interessadas poderão inscrever-se para integrar o próximo ciclo de Eco-Freguesias XXI que culminará com a atribuição de novo galardão em 2019.

São diversos os benefícios para as  freguesias inscritas, destacando-se a possibilidade de participação num conjunto de projetos diversificados, dos quais de destacam na área da energia, uma ação de formação gratuita sobre “Eficiência Energética em Espaços Públicos” e  acesso a plataforma online para gestão dos consumos energéticos, promovido em parceria com a RNAE ao qual poderão já aderir.

As freguesias inscritas terão a possibilidade de, em articulação/geminação com os seus estabelecimentos de ensino, aderirem a um projeto desenvolvido em parceria com a ERP Portugal, de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos, podendo tornar-se num ponto de recolha de REEE ou Freguesia “Geração Depositrão”. No âmbito deste projeto serão anualmente atribuídos prémios de 1000€ para intervenção social,  às 3  freguesias que recolherem com as suas Eco-Escolas, maior peso acima das 5 toneladas.

Terão ainda à sua disposição um conjunto de serviços e projetos promovidos pela ABAE em áreas diversificadas, nomeadamente: dinamização de sessões e/ou orçamento participativo;  atualização com funcionalidades interativas de apoio à participação do portal/página da freguesia; ações de (in)formação  para diversos públicos, entre outros.

Resultados do Concurso Nacional Eco-Freguesias XXI 2017

Contactos Eco-Freguesias XXI:
Margarida Gomes (Coordenação Nacional)
site: http://ecofreguesias21.abae.pt/ | mail: ecofreguesias21@abae.pt | tel: 213742747