O Galardão ECOXXI 2017, que será entregue no dia 28 de setembro, associando-se este ano ao 10º aniversário do Greenfest, visa reconhecer o trabalho realizado pelo município durante o ano 2016, em prol do desenvolvimento sustentável.

A avaliação das ações, práticas e politicas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados.

As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

Em 2017 participaram 53 municípios de todas as regiões do país.

Todos os candidatos a município ECOXXI devem ser saudados por terem assumido para com as populações de que são representantes o compromisso com a sustentabilidade.

A atribuição da bandeira verde ECOXXI é realizada quando a avaliação global atinge ou ultrapassa os 50%.

Durante a Cerimónia ECOXXI 2017 será ainda lançado a todos os municípios o desafio de aderirem à Rota Nacional pela Floresta, atividade a realizar em parceria com as suas escolas, em especial  as Eco-Escolas,  que visa a sensibilização e educação das comunidades para as questões da Floresta, através de Brigadas lideradas por jovens. Esta iniciativa integra-se no projeto ABAE “Do CO2 ao O2”.