O Mar começa aqui

Enquadramento

As sarjetas têm como função a recolha e o escoamento das águas pluviais. Estas transportam consigo vários resíduos, como por exemplo, beatas de cigarros ou plásticos. As águas pluviais não são filtradas nem recebem qualquer tratamento e desembocam, diretamente, nos rios, nas lagoas ou no mar. Deste modo, tanto os ecossistemas terrestres como os aquáticos são diretamente afetados, assim como a sua biodiversidade.

 

Objetivos:

  • Realizar uma campanha com impacto na comunidade para alertar sobre as questões relativas à incorreta deposição dos resíduos, poluição da água doce e água do mar.
  • Educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
  • Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia da sustentabilidade.
  • Desenvolver competências nas áreas da expressão plástica.
  • Implementar estratégias de cooperação escolas -autarquias para a promoção da cidadania ambiental.

Metodologia

Este desafio é dirigido aos municípios. Os interessados devem contatar a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que por sua vez mobilizará as escolas do concelho a participar no concurso. A estas pede-se que enviem um projeto de uma pintura a realizar em torno de uma sarjeta, com o objetivo de sensibilizar para o facto das águas pluviais arrastarem com elas vários tipos de resíduos.

Participação do Município

  • Demonstração de interesse pela atividade e sua viabilização prática.
  • Participação no júri para seleção dos melhores projetos.
  • Facultar à escola ou escolas  tintas de exterior inócuas para o ambiente.
  • Caso considere adequado, poderá também atribuir prémios à escola ou escolas cujo projeto foi selecionado.

Participação das Eco-Escolas

  • Envio do projeto de uma pintura a realizar em torno das sarjetas com o objetivo de sensibilizar para o facto das águas pluviais arrastarem com elas vários tipos de resíduos.
  • Pintura das sarjetas em torno da escola/ da freguesia

 Participação da ABAE

  • Coordenação do projeto.
  • Articulação do trabalho entre as escolas e o município/freguesias.
  • Divulgação dos resultados a nível nacional e na rede FEE.
  • Atribuição de prémios município e escolas (a definir).

Critérios de avaliação

  • Processo e envolvimento dos alunos
  • Criatividade
  • Estética/efeito final

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Fases do Desafio