53 Candidaturas, 46 Municípios Premiados com a Bandeira Verde ECOXXI 2017

No dia 28 de setembro decorreu a Cerimónia de Divulgação dos Resultados do Programa ECOXXI 2017, iniciativa integrada no Programa do 10.º aniversário da GreenfestNeste dia, foram dados a conhecer os resultados das candidaturas, bem como os municípios que atingiram os melhores índices de sustentabilidade municipal.
A Cerimónia ficou marcada pela assinatura do Protocolo entre a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e o “Green Destinations”. A organização global para o turismo sustentável “Green Destinations”, distingue as cidades mais ecológicas a nível mundial. A partir do dia 28 de setembro, a ABAE passa a ser o representante do “Green Destinations” em Portugal.
Na Cerimónia foi ainda lançada a “Rota pela Floresta” que visa envolver a comunidade educativa no conhecimento e proteção dos espaços verdes envolventes da escola; sensibilizar para a mobilidade sustentável; educar para a cidadania ativa; envolver as crianças, jovens e família e município na procura de soluções; aprendizagem inter-pares através da comunicação/visitas entre escolas vizinhas; fortalecimento da rede.
Os municípios que se candidataram ao ECOXXI 2017 foram reconhecidos pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.
Em 2017, candidatam-se a município ECOXXI 53 municípios (17,3% dos municípios portugueses), o maior número de participantes alguma vez registado. Localizados maioritariamente das Regiões Centro e Norte (56,6% dos candidatos), os municípios participantes totalizam neste ano mais sete do que no anterior, são eles: Águeda, Albufeira, Alfândega da Fé, Alvaiázere, Amadora, Anadia, Arganil, Avis, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Celorico da Beira, Estarreja, Funchal, Fundão, Góis, Guimarães, Horta, Lagos, Lajes do Pico, Leiria, Loulé, Loures, Lourinhã, Lousã, Lousada, Macedo de Cavaleiros, Madalena do Pico, Mafra, Maia, Manteigas, Mealhada, Oeiras, Oliveira do Hospital, Pombal, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santo Tirso, São Roque do Pico, Sesimbra, Setúbal, Tábua, Tarouca, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Valongo, Viana do Castelo, Vila do Bispo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia. Os municípios de Arganil, Lousada, Tábua e Tomar são candidatos pela primeira vez. Os municípios de Oeiras, Setúbal, Tarouca e Vila Nova de Famalicão candidataram-se em anos anteriores e retomaram a Candidatura este ano.
Neste ano, foram atribuídas 47 bandeiras Verdes ECOXXI (88,7% dos municípios participantes). Destacam-se quatro municípios cujo índice ECOXXI ultrapassa os 80%: Guimarães, Loulé, Lousã e Águeda.
Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, que é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas mais de 40 instituições.
O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI. A bandeira ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.
Os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade são 21: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Educação Ambiental – Programas FEE; Implementação do Programa Bandeira Azul; Participação, Cidadania e Governança; Informação disponível aos munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação em Sistemas de Gestão de Qualidade; Áreas Classificadas (âmbito Conservação da Natureza); Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano; Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Eficiência Energética na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável.
Mais informações sobre os resultados das Candidaturas a Município ECOXXI 2017 aqui

Consulte a última edição do TerrAzul ECOXXI aqui