ABAE divulga Programa ECOXXI em Espanha

No dia 10 de outubro, a ABAE no âmbito do Programa ECOXXI, participou como oradora no II Congreso Internacional, sobre Planificación Territorial y Gestión Ambiental, na mesa temática n.º 11 sobre “Governança Territorial pela Sustentabilidade”, que teve lugar na Faculdade de Filosofía e Letras de Cáceres (Espanha).

Intitulada “Promoting good practices towards sustainable tourism development: the case of ECOXXI Programme”, a apresentação incidiu sobretudo nos critérios de avaliação estabelecidos no âmbito do indicador 21 (Turismo Sustentável) e nos resultados obtidos num inquérito dirigido aos municípios participantes no Programa ECOXXI sobre este indicador. Da análise das respostas dos municípios foi possível concluir que o indicador relativo ao turismo se assume como um importante instrumento de promoção e sensibilização da atividade turística a nível local, existindo um reconhecimento por parte dos municípios em relação à importância deste indicador no sentido da sensibilização para a adoção de políticas e medidas/ações de promoção do turismo sustentável. 

O artigo que deu lugar à comunicação realizada nesta Congresso vai ser publicado pela editora Thomson Reuters em janeiro de 2018.

O II Congreso Internacional, sobre Planificación Territorial y Gestión Ambiental foi organizado pela FISAT – Fundacion Internacional Sostenibilidad Ambiental y Territorial e estiveram presentes cerca de 120 participantes, sobretudo de Espanha, América Latina e Portugal.

X