ABAE é representante da “Green Destinations” em Portugal

A ABAE e a Green Destinations assinaram o protocolo de cooperação que firma a parceria entre as duas organizações, no passado dia 28 de setembro, em Cascais, na Cerimónia do Galardão ECOXXI 2017.

A organização global para o turismo sustentável Green Destinations, distingue as cidades mais ecológicas a nível mundial. Com diversos membros em todo o mundo, a Green Destinations tem agora representação em Portugal. 

O protocolo de cooperação ABAE – Green Destinations, que marca o início de um trabalho conjunto no sentido de reconhecer as boas práticas desenvolvidas nas áreas da sustentabilidade social, económica e ambiental, estabelece os termos e as condições de colaboração e articulação entre ABAE – Green Destinations, para o “desenvolvimento do programa de certificação Green Destinations em Portugal e identificar outros programas e atividades para atingir objetivos comuns”.

A ABAE cooperará como ponto focal em Portugal para os “Destinos Verdes”, sendo responsável pela divulgação,  implementação, formação e avaliação do Programa a nível nacional. A Green Destinations fornecerá à ABAE as ferramentas necessárias para o acompanhamento técnico das candidaturas, nomeadamente através da disponibilização de uma plataforma de avaliação e monitorização do Programa.

Albert Salman, diretor dos Green Destinations, reforçou a importância de reconhecer os destinos turísticos que trabalharam arduamente para fazer a diferença e que encaram a sustentabilidade como uma verdade prioridade. Ainda “nenhum destino é sustentável a 100%”, pelo que existe um longo caminho a percorrer. A Global Sustainable Tourism Review é a única ferramenta para avaliar a sustentabilidade dos destinos turísticos, refere.  José Archer, presidente da ABAE, sublinha a importância desta parceria, afirmando que é “uma efetiva mais valia para ambas as instituições”, dado que permite criar sinergias no sentido de potenciar interesses comuns.

 

X