Águeda amplia vantagens de máquina de resíduos

A Câmara Municipal de Águeda amplia as vantagens associadas à deposição de resíduos na máquina instalada no Mercado Municipal, que emite um talão com pontos correspondentes aos resíduos depositados e que podem ser trocados por vales de compras, contribuindo para a dinamização do comércio local.

A medida permite que a cada 200 pontos os utilizadores possam trocar por cinco vales de um euro, a descontar em compras iguais ou superiores a 10 euros, nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho, incluindo o Mercado Municipal, até ao limite dos vales disponíveis.

“Queremos continuar a incentivar a adoção de medidas sustentáveis pelas famílias e promover o envolvimento mais ativo do comércio local neste projeto, em particular nesta época natalícia”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que vai ainda ser alargado o prazo para desconto e reembolso dos vales até dia 20 de dezembro.

Este projeto, desenvolvido no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, é uma boa prática de sensibilização e sustentabilidade ambiental que é preconizada pela Câmara Municipal, à qual designou “Resíduos com valor” e que envolve os cidadãos e o comércio local.

Ao depositar um resíduo na máquina, cuja utilização é gratuita, esta emite um talão com o número de pontos correspondente, sendo que os pontos acumulados poderão ser trocados por diverso material, como por exemplo sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal, etc. ou ainda por entradas nas Piscinas Municipais de Águeda, no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga ou bilhetes para espetáculos no Centro de Artes de Águeda, ou ainda pelos referidos vales a descontar em compras no comércio local aderente.

Leia a notícia completa aqui

X