Águeda: Obras na Redonda valorizam ecossistema fluvial

Os Parques Fluviais da Redonda e de Bolfiar, no concelho de Águeda, estão a ser alvo de uma intervenção profunda com vista a repor a continuidade fluvial do rio, estimular o fluxo migratório dos peixes e proceder à limpeza e reflorestação ao longo do rio. A intervenção está a ser realizada no âmbito do projeto LIFE Águeda e inclui a construção de passagens para peixes, mantendo a continuidade fluvial do rio e valorização das espécies.

As obras em curso, que deverão estar concluídas dentro de um mês, incluem a construção de passagens para peixes, a remoção de vegetação de espécies invasoras e reflorestação com espécies autóctones, num processo que decorre no âmbito do projeto LIFE Águeda, com a coordenação da Universidade de Évora em parceria com a Câmara de Águeda, a Aqualogus e a Docapesca.

Trata-se de uma intervenção que está a ser realizada ao longo dos rios Águeda e Alfusqueiro, num total de 25 quilómetros, que para além da regularização do normal fluxo dos rios e a (re)naturalização da morfologia fluvial, previne a degradação das margens, restaura os corredores ecológicos dos habitats aquáticos e terrestres e melhora as condições dos peixes migradores.

Leia a notícia completa aqui