Amadora na rota da arte urbana – Conversas na rua de 30 de agosto a 10 de setembro

A 5.ª edição do Conversas na Rua, projecto da Câmara Municipal da Amadora que “promove a actividade artística no espaço público”, realiza-se este ano entre 30 de Agosto e 10 de Setembro e, de acordo com a autarquia, contará este ano com a participação de Odeith, Tamara Alves, Samina, The Caver e Third.

Para celebrar os cinco anos da iniciativa, no dia 7 de Setembro o Espaço Fernando Relvas (Recreios da Amadora) recebe uma “programação especial”, que inclui a inauguração da exposição Conversas Expostas, uma oficina de serigrafia, pelo projecto Bicicleta Manifesta, e conversas encenadas com as actrizes Carla Chambel e Joana Brandão. Além disso, haverá Conversas de Arte Urbana, com os artistas Gonçalo Mar, Elsa Poderosa e Pedro Peixe (Estúdio Altura) e um concerto do músico Janeiro.

No âmbito do Conversas na Rua, cuja primeira edição decorreu em 2015, já foram realizadas na Amadora “22 intervenções murais, resultado da participação de vários artistas portugueses provenientes de diferentes disciplinas artísticas, desde a pintura e a ilustração, ao graffiti”. Estas obras valorizam a cidade e intensificam o sentimento de pertença de quem aqui habita e sente a cidade como sua, e estão entre os mais de 100 trabalhos de arte urbana espalhados pelas paredes da Amadora e que integram o Mapa da Arte Urbana da Amadora, disponível online.

Amadora é Município ECOXXI há mais de uma década, tendo vindo a ser sucessivamente reconhecido como “eco-município” , ou seja, município com boas práticas de sustentabilidade local. O Programa ECOXXI reconhece o trabalho desenvolvido pela autarquia em diversas vertentes da sustentabilidade.

Notícia completa aqui

X