Aprovada Carta Europeia de Turismo Sustentável “Gata-Malcata Terras do Lince”

By Dezembro 13, 2016

A Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Europarc) atribuiu a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) à candidatura do território da Serra da Malcata dinamizada pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal.

A CETS denominada “Gata-Malcata Terras do Lince”, que envolve uma vasta parceria, tem como objetivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável em áreas protegidas.

“A iniciativa partiu dos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal e contempla um vasto leque de agentes, que se mobilizaram e envolveram naquela que é a certificação que reconhece as estratégias de turismo sustentável em áreas protegidas na Europa”, refere em comunicado a Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com sede em Almeida. Segundo a associação, que é responsável pela gestão, coordenação e monitorização da CETS, a candidatura foi validada “após vários meses de reuniões/fóruns, preparação do plano de acção e documento estratégico, e após visita do auditor no passado mês de Maio”.

Do plano de acção da CETS “Gata-Malcata Terras do Lince” fazem parte vários projetos, a cargo de várias entidades, como os municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, a Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas/Reserva Natural da Serra da Malcata, a Associação de Municípios da Cova da Beira, a Associação Empresarial do Sabugal, Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, o Instituto Politécnico da Guarda, o Turismo Centro de Portugal e a Universidade da Beira Interior.

X