Bragança com Pegada Ecológica por pessoa acima da média nacional

O Município de Bragança, município ECOXXI há várias edições, entendeu ser importante integrar, com mais 5 municípios portugueses, o projeto “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, projeto pioneiro que resulta de uma parceria estratégica entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Saudável e a Universidade de Aveiro.

O projeto “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, permitiu já calcular a Biocapacidade do Município, bem como a sua Pegada Ecológica, em que os resultados concluíram que a Biocapacidade deste território corresponde a 2,68 gha (hectares globais) por pessoa, ou seja, 110% acima da média nacional, tornando-nos credores perante o país.

Por sua vez, a Pegada Ecológica correspondeu a 4,01 gha (hectares globais) por pessoa, correspondendo a valores 2% acima da média de um cidadão nacional.

A alimentação e os transportes são os grandes responsáveis pelo peso excessivo da Pegada no território, assim, nesta fase do projeto, a Calculadora Ecológica vai permitir, a cada munícipe, medir a sua Pegada e pressão sobre os recursos naturais e, dessa forma, poder corrigir ou adaptar comportamentos que visem uma maior sustentabilidade e equilíbrio ambiental.

Saiba mais aqui

X