Candidaturas a município ECOXXI 2016 abrem a 13 de abril

A Ação de Formação ECOXXI 2016, que marca o lançamento das candidaturas a município ECOXXI 2016, vai decorrer no dia 13 de abril no auditório da Agência Portuguesa do Ambiente, em Alfragide (Amadora). Esta Ação de formação destina-se a responsáveis e técnicos dos municípios de todo o País potencialmente candidatos a município ECOXXI e público em geral.

O período de candidaturas ao Programa ECOXXI 2016 irá decorrer de 13 de abril a 13 de julho.

O Programa ECOXXI, coordenado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, procura reconhecer o trabalho desenvolvido nas autarquias e valorizar um conjunto de aspetos fundamentais para o desenvolvimento sustentável, designadamente a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Baseado num sistema de aferição de 21 indicadores que demonstra o nível de realização de políticas de desenvolvimento sustentável a nível local, o EcoXXI avalia, para cada município, indicadores como: a educação para a sustentabilidade, ordenamento do território, níveis de ruído, qualidade do ar e da água, gestão de resíduos, mobilidade sustentável e eficiência energética, desenvolvimento rural e gestão das florestas, turismo sustentável e informação ao munícipe.

Pretende-se reforçar e divulgar as boas práticas já existentes e simultaneamente sensibilizar e incentivar os decisores políticos a implementar, no respetivo concelho, medidas conducentes à sustentabilidade ambiental, social e económica.

Mais informações em: ecoxxi.abae.pt
Contactos: eco21@abae.pt | 213942747

X