“Cantinas Verdes”: uma estratégia intermunicipal em Viseu Dão Lafões

O projeto “Cantinas Verdes” corporiza uma estratégia integrada de médio e longo prazo no sentido de melhorar a dieta da comunidade escolar, alargar as opções, nomeadamente, com refeições vegetarianas e produtos “Bio”, recorrer a novos processos de contratação pública, que incorporem uma forte componente ecológica, e crie novas oportunidades para a economia regional.

Pretende aprofundar o olhar sobre os sistemas alimentares de base local, perceber a diversidade de modelos de produção e a capacidade de resposta dos produtores, em particular, da agricultura familiar de pequena escala e das suas organizações.

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões traçou objetivos ambiciosos, no quadro da sua agenda para a transição climática, assumindo o compromisso de desenvolver no seu território sistemas sustentáveis de produção e consumo. Esta abordagem coloca no centro da nossa estratégia as pessoas (emprego, inclusão, saúde e educação para o consumo), o território (resiliência dos ecossistemas, biodiversidade, equilíbrio e coesão), os recursos (pegada ecológica e hídrica, bioeconomia e combate ao desperdício) e o rendimento regional (competitividade, organização e eficiência de recursos).

Notícia completa aqui

X