Centro de Interpretação Ambiental de Salreu, um equipamento de educação ambiental de excelência

O Centro de Interpretação Ambiental de Salreu, localizado no início do Percurso de Salreu, é a porta de entrada no Baixo Vouga Lagunar. Neste espaço é dado apoio ao visitante, com prestação de informações e esclarecimento de dúvidas, e disponibilizado de forma continua o serviço de aluguer de bicicletas, que proporciona ao visitante mais uma forma de explorar os percursos e interagir com a Natureza.

O programa de atividades inclui ações que são oferecidas de forma contínua, como as visitas guiadas, e atividades pontuais que são variáveis e organizadas de acordo com os objetivos, bem como eventos organizados de forma anual e bienal, nomeadamente a BioRace e a ObservaRia, respetivamente. As visitas guiadas são oferecidas em várias modalidades (a pé, bicicleta ou veículo elétrico), de acordo com as caraterísticas e preferências dos participantes, e adaptadas ao grupo, desde a distância, duração e conteúdos.
De forma pontual são organizadas atividades de educação e sensibilização ambiental, explorando temáticas variadas, incluindo ações com o apoio de entidades convidadas e atividades de voluntariado ambiental.
Bienalmente é organizada a ObservaRia – Birdwatching Fair, um evento que reúne um vasto programa com atividades em torno da observação de aves, turismo de natureza, fotografia, comunicação de ciência, sensibilização e educação ambiental.
Anualmente é também organizada a BioRace, uma corrida de obstáculos na natureza que desafia os participantes a superar-se, em plena harmonia com o património natural da região.

Estarreja é município reconhecido continuamente como ECOXXI pelas práticas de sustentabilidade implementadas.

X