Combate ao desperdício alimentar junta várias entidades de Leiria

Câmara Municipal de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, Base Aérea de Monte Real, Regimento de Artilharia n.º 4 e dez restaurantes vão integrar um projeto de combate ao desperdício alimentar que estará no terreno até março de 2019.

“A iniciativa consiste na conceção de um guia para a redução do desperdício alimentar, destinado aos setores residencial, ‘catering’, restauração e bares, cantinas e refeitórios escolares e das Forças Armadas”, começou por explicar à agência Lusa a vereadora da Câmara de Leiria Ana Esperança, à margem de uma sessão do projeto ‘UrbanWins’.

Segundo Ana Esperança, que tem, entre outros, o pelouro do Ambiente, “numa primeira fase, e para testar a capacidade do guia em reduzir a quantidade de desperdício alimentar, serão selecionados” 15 parceiros-piloto.

Estes são três cantinas do Instituto Politécnico de Leiria, as cantinas da Base Aérea n.º 5, em Monte Real, e do Regimento de Artilharia n.º 4, na Cruz da Areia, e dez estabelecimentos de restauração e bar associados da Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Região de Leiria (ACILIS).

“Em função dos resultados obtidos, pretende-se que as medidas do guia sejam divulgadas e implementadas pela população/cidadão comum”, declarou Ana Esperança.

A autarca esclareceu que a partir de setembro “será iniciado o processo de implementação das medidas propostas” no guia, sendo que “os projetos-piloto deverão estar concluídos até março de 2019”.

Leia a notícia completa aqui

X