Consumidores portugueses não querem produtos que causam desflorestação

No dia em que se assinala o Dia da Amazónia, a DECO e a ZERO divulgam os resultados de uma sondagem realizada em 9 países da União Europeia, sobre a opinião dos cidadãos acerca do regulamento dos produtos livres de desflorestação e degradação florestal.

Proteção das florestas é um tema prioritário para os Europeus e crítico para os Portugueses.

A destruição e degradação das florestas é visto pelos cidadãos da UE como o problema ambiental mais preocupante (77%), seguido da poluição da água e do ar (74%). Para os Portugueses esta preocupação é ainda mais marcante, com 91% dos inquiridos a afirmar uma preocupação extrema ou moderada.

Gráfico sobre quais as preocupações ambientais dos cidadãos na UEA sondagem [1] que decorreu durante o mês de julho, em 9 países europeus – Áustria, República Checa, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha e Suécia, mostra que os cidadãos Europeus são a favor de uma legislação robusta para travar a desflorestação mundial provocada pelo consumo na UE.

82% dos Europeus considera que as empresas não devem vender produtos que contribuam para a destruição das florestas. Os inquiridos identificam as grandes empresas como as principais responsáveis na proteção das florestas do mundo (46%), a par com os organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), governos nacionais e a UE (respetivamente 44%, 42% e 39%), no entanto as grandes empresas são identificadas de forma inequívoca como tendo o pior desempenho no cumprimento destas responsabilidades (64% dos inquiridos).

[1] Esta sondagem, conduzida pela GlobalScan, foi solicitada por uma ampla coligação de organizações ambientais e de consumidores incluindo a Fern, a WWF EU Office, os Ecologistas en Acción, a Envol Vert, a Deutsche Umwelthilfe, a CECU, a Adiconsum, a ZERO e a Verdens Skove, por forma a compreender as atitudes dos inquiridos face à proposta de regulamento da UE para produtos livres de desflorestação na Áustria, República Checa, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha e Suécia. Qualquer referência, neste comunicado, a resultados no universo Europeu refere-se aos resultados nos nove países onde se desenvolveu a sondagem.

Leia a notícia completa aqui
Saiba mais aqui

Imagem retirada de: National Geographic

X