“Creactivity” em vários municípios ECOXXI

O “Creactivity” está a circular por todo país e vai passar em vários municípios ECOXXI: Soure, Vila Nova de Poiares, Viseu e Lousã, entre outros. Neste espaço as crianças exploram materiais, definem objetivos, experimentam, testam, partilham.

Enquadrado no Programa EduCaixa, o “Creactivity” é um espaço concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças. Este projeto itinerante tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

Trata-se de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação de pessoas com mobilidade reduzida nas atividades. O autocarro está equipado no interior com bancos, mesas de trabalho e diversas atividades para o público destinatário realizar.

O sistema de aprendizagem “Creactivity” inspira-se no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco, nascido do movimento Maker (ou Making), que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.

O espaço tem várias áreas para implementar diferentes competências: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, berlindes e máquinas de pinball; a área Eólica, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de “stop motion”.

Saiba mais aqui

X