Economia verde pode gerar 24 milhões de empregos até 2030

São 24 milhões os novos empregos que vão ser criados globalmente até 2030 se forem implementadas políticas adequadas para promover uma economia mais verde, revela um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo o “World Employment and Social Outlook 2018: Greening with Jobs”, que relaciona o emprego com o ambiente a nível mundial, as ações para limitar o aquecimento global em dois graus Celsius resultarão na criação de postos de trabalho suficientes para compensar as perdas de emprego de seis milhões em outros sectores.

Os novos empregos serão criados com a adoção de práticas sustentáveis no sector de energia, incluindo mudanças na combinação de fontes de energia, promovendo o uso de veículos elétricos e melhorando a eficiência energética dos edifícios.

Os serviços de ecossistemas – incluindo purificação da água e ar, renovação e fertilização dos solos, controlo de pragas, polinização e proteção contra as condições climáticas extremas – sustentam, entre outras, atividades agrícolas, de pesca, de silvicultura e de turismo, que empregam cerca de 1.200 milhões de pessoas. Todavia, o aumento previsto da temperatura fará com que o stress térmico se torne mais comum sobretudo na agricultura, provocando problemas de saúde como a exaustão, para dar um exemplo. De acordo com o relatório, estima-se que a nível mundial esta situação irá causar uma perda de 2% de horas trabalhadas até 2030 devido a doenças.

Notícia completa aqui

X