ECOXXI 2020 com 2 novos indicadores

A edição de 2020 do Programa ECOXXI conta este ano com dois novos indicadores de sustentabilidade local: Alterações Climáticas e Saúde e Bem-Estar. Em linha com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 e 6, respetivamente, estes dois novos indicadores integram o sistema de 21 indicadores que compõe a Candidatura ao Programa ECOXXI 2020.

O Indicador “Alterações Climáticas”, a par da Educação para a Sustentabilidade, é um dos indicadores estruturantes do Programa, integrando as preocupações dos municípios em matéria de estratégias, projetos e ações de mitigação e/ou adaptação às alterações climáticas, contemplando dimensões já avaliadas em outros indicadores, na perspetiva do reforço da sua pontuação na candidatura.

As dimensões que compõem o indicador “Saúde e Bem-Estar” passam a integrar pela primeira vez a candidatura, quer no que respeita a vertente de acesso à saúde e medidas de promoção do bem-estar social, físico e mental, quer na vertente do bem-estar animal (animais de companhia e errantes).

A criação destes dois indicadores implicou reformulações estruturais no Programa que passa a ter apenas um indicador dedicado à temática água, designado “Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores” e que passa a integrar as áreas classificadas no indicador “Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade)”.

As novidades do Programa para este ano foram apresentadas numa sessão formativa que teve lugar online no dia 22 de junho das 10h30 às 13h00.

X