Estarreja entrega bandeiras a Eco-Escolas e hasteia bandeira ECOXXI

Estarreja é Município parceiro Eco-Escolas há 18 anos e município ECOXXI há quase 10 anos.

Ao assumir o compromisso de ser tornar numa autarquia mais amiga do ambiente e das pessoas, mais próxima da comunidade e das suas escolas, o Município de Estarreja é um exemplo a seguir em matéria de educação para a sustentabilidade.

Para marcar o dia da entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2020/2021 às suas escolas, o Município convidou a comunidade escolar a deslocar-se de forma sustentável ao Edifício dos Paços do Concelho, para receber o galardão Eco-Escolas pela mão do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. Trata-se de um “momento simbólico de grande significado, pois contribuirá para dar maior visibilidade ao excelente trabalho que as escolas fazem com o Programa Eco-Escolas”, sublinha o autarca.

O Programa Eco-Escolas encontram-se implementado em todas as escolas do concelho: Escola Secundária de Estarreja, Visconde de Salreu, Escola Básica e Integrada de Pardilhó, Cabeças, Pinheiro, Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire, Escola Básica com 2,3 ciclos Prof. Dr. Egas Moniz, Mato e Congosta. Para dar seguimento ao trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, as escolas deverão continuar a participar no Programa Eco-Escolas, formalizando na Plataforma Eco-Escolas a inscrição ainda durante o mês de novembro (prolongamento de prazo).

No dia seguinte, teve também lugar o momento do hastear da Bandeira Verde ECOXXI 2021, que contou com a presença de vários elementos do executivo da autarquia. João Alegria, Vice-presidente e Vereador da Educação, sublinhou a importância deste galardão, referindo que “no momento em que o Mundo reflete (ou deveria refletir) sobre as questões das alterações climatéricas na COP26, em Glasgow, também nós, à nossa escala, com a participação de todas as nossas Escolas do Concelho, desafiamos a Comunidade Estarrejense para um compromisso maior no caminho da Sustentabilidade”.

Estarreja participa no Programa ECOXXI desde 2011, tendo renovado todos os anos a sua candidatura. Em 2021, o Município cumpriu mais uma vez os objetivos estabelecidos pelo Programa, integrando os municípios que obtiveram um Índice ECOXXI superior a 70%. As inscrições para o Programa ECOXXI 2022 deverão abrir no final do mês de fevereiro.

X