Resultados das Candidaturas a Município ECOXXI 2016 já divulgados

By Novembro 26, 2016

O TOP 6 dos municípios mais sustentáveis do País foi divulgado ontem, dia 25 de novembro em Coimbra, numa Cerimónia que contou com o apoio da CCDR Centro – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Na edição de 2016 do ECOXXI, 46 municípios de todo o País, incluindo Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, concorreram a eco-município, um reconhecimento público da adoção de boas práticas municipais, da consistência e coerência das medidas assentes na causa ambiental adotadas no ano de 2015.

É um processo trabalhoso, contínuo, que pressupõe reflexão, empenho e muita dedicação por parte das autarquias. É um processo verdadeiramente mobilizador e agregador e que promove a efetiva alteração de comportamentos e definição de prioridades políticas nas diversas áreas em que intervém. Estão por isso de parabéns todos os municípios candidatos, que se propuseram a “ir a exame” e que procuraram integrar o grupo dos municípios mais sustentáveis.

Na Cerimónia que marca os 10 anos do ECOXXI, os municípios de Loulé, Cascais, Guimarães, Águeda, Lousã e Pombal foram os candidatos que obtiveram as melhores pontuações, que superaram os 80%. Loulé, mais uma vez, destacou-se por liderar o ranking, aproximando-se cada vez mais dos 90%.

De uma forma geral, os municípios têm vindo a registar pontuações progressivamente crescentes ao longo dos anos. Os municípios novos, que submetem a candidatura pelo primeiro ano tendem ficar bem posicionados, integrando o conjunto de municípios que pontua pelo menos 60%.

Clique aqui para saber mais

X