INESC TEC vai criar condições para a construção das redes elétricas europeias do futuro

O Pacto Ecológico Europeu é o nosso roteiro para tornar a economia da UE sustentável. Alcançaremos este objetivo transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades em todos os domínios de intervenção e tornando a transição justa e inclusiva para todos.

Este roteiro define um conjunto de ações para tornar a economia da UE mais sustentável. No caso da energia, o sucesso da aposta nas fontes renováveis está dependente da existência de infraestruturas que permitam a sua integração nas redes existentes.

Nesse contexto, o projeto europeu ATTEST – Advanced Tools Towards cost-efficient decarbonisation of future reliable Energy SysTems, liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), vai criar condições para a construção das redes elétricas europeias do futuro e preparar as infraestruturas para as soluções que começam a chegar.

Até 2023 será criada uma plataforma de integração energética e um conjunto de 12 ferramentas de otimização para produtores e distribuidores de energia. Os algoritmos desenvolvidos vão privilegiar as tecnologias ‘limpas’ ou com baixas emissões.  As ferramentas desenvolvidas serão testadas num piloto na Croácia e disponibilizadas à comunidade científica internacional em open source.

O INESC TEC é a única instituição portuguesa envolvida. Fazem ainda parte do consórcio mais oito parceiros, de cinco países: University of Manchester (Reino Unido), Luxembourg Institute of Science and Technology (Luxemburgo), Universidad Pontificia Comillas (Espanha), Tech Rain S.p.A. (Itália), Innovation Centre Nikola Tesla, HEP – Operator Distribucijskog Sustavae e KONČAR – Inženjering zaenergetiku i transport (Croácia).

Notícia completa aqui
Mais informação aqui

X