Leiria é a única cidade portuguesa a participar no Projeto UrbanWINS

O Município de Leiria ganhou a candidatura ao UrbanWins, um projeto europeu financiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020, que estuda como as cidades consomem recursos e produtos, e como eliminam os resíduos produzidos, com o objetivo de desenvolver e testar soluções inovadoras para melhorar a prevenção e gestão de resíduos.

Lançado em junho de 2016, o projeto irá analisar as estratégias atuais de prevenção e gestão de resíduos, num total de 24 cidades e avaliar como elas contribuem para a resiliência e eficiência dos recursos.

O projeto seguirá a abordagem ao metabolismo urbano, em que as cidades são consideradas organismos que utilizam recursos naturais, e criar um fluxo de materiais e energias vivo.

Os resultados serão utilizados para definir objetivos e indicadores dos Planos Estratégicos de Prevenção e Gestão de Resíduos nas oito cidades-piloto: Cremona, Torino e duas cidades dentro da cidade metropolitana de Roma (Itália), Bucareste (Roménia), Leiria (Portugal) e Manresa e Sabadell (Espanha).

O projeto tem a duração de 3 anos e é coordenado pelo Município de Cremona (Itália), em parceria com 26 parceiros. Portugal participa nesta parceria através da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, da CEIFAcoop, e do Município de Leiria (Cidade piloto).

O UrbanWINS visa a mudança para consumo e produção com padrões mais sustentáveis, a fim de melhorar a gestão dos resíduos e contribuir para melhorar a qualidade urbana e o bem-estar dos cidadãos.

As medidas que vierem a ser estipuladas, de forma tanto mais participada quanto possível, pelos atores chave envolvidos, despoletarão um ciclo de melhoria contínua multissetorial permanente e magnificador da adoção de boas práticas no quotidiano, e a nível da investigação, inovação e gestão de matérias-primas, resíduos, e energia, pelas mais-valias financeiras que o projeto viabilizará, sustentado na valorização do ambiente. O reconhecimento dos benefícios adstritos ao projeto por parte da sociedade e dos agentes económicos e científicos encetará uma atitude pró-ativa e dinamizadora dos consumidores, para um novo paradigma de consumo crescentemente sustentável.

O projeto conta com a participação de cidadãos, governos, organizações, fornecedores, institutos de pesquisa e centros de ensino. Pretende-se uma cultura de envolvimento da sociedade e dos agentes económicos no apoio às opções ou ideias, através de processos de auscultação, como a realização de inquéritos e workshops (Ágoras Locais).

Em cooperação com a Câmara Municipal de Leiria, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra, a CEIFAcoop organizou no dia 10 de março de 2017 o seminário de arranque oficial em Leiria sobre o projeto europeu UrbanWINS com o título: Economia Circular e Gestão de Resíduos.

O seminário contou com a presença de mais de 100 participantes, dos quais cerca de 36 % eram quadros de autarquias, 35% de universidades e centros de investigação, e 18% de empresas.

Seminário sobre o projeto europeu UrbanWINS com o título: Economia Circular e Gestão de Resíduos, realizado a 10 de março

O 1º Ágora Local, debate público sob o tema “Prioridades no consumo de recursos e prevenção de resíduos”, realizou-se no dia 29 de junho, entre as 14:00 e as 18:00, no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA).

Organizado no âmbito do projeto europeu UrbanWins, este primeiro debate público teve como principal objetivo a identificação das prioridades no Município de Leiria em questões ambientais relacionadas com o consumo de recursos e prevenção de resíduos, nomeadamente PAYT, incentivos à redução, sensibilização e novas fileiras de recolha seletiva.

1º Ágora Local, debate público sob o tema “Prioridades no consumo de recursos e prevenção de resíduos”, realizado a 29 de junho, no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA).

X