Loulé organiza a Rota pela Floresta

No passado dia 9 de novembro, o Município de Loulé realizou uma mega ação de plantação de 5000 árvores, na Lagoa de Momprolé, abraçando duas importantes iniciativas, que casaram na perfeição: a 2.ª edição da Operação Montanha Verde 2017 promovida pelo Zoomarine e a Rota pela Floresta da Associação Bandeira Azul (ABAE), que reuniram praticamente 300 voluntários. Este constituiu um importante contributo para ajudar a reflorestar Portugal e a recuperar uma área de 5,3ha, propriedade da Autarquia, atualmente desaproveitada.

A iniciativa ajudou a restituir parte do que foi perdido ao nível nacional pelos incêndios florestais e a contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas, dando, deste modo, um contributo em prol da defesa da biodiversidade ao agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na promoção da floresta portuguesa.

As ações integraram-se ainda no projeto “Do CO2 ao O2”, tendo sido convidadas a participar na iniciativa as Eco-Escolas do Concelho. De forma a incentivar todos os participantes para uma mobilidade mais segura e sustentável, os alunos deslocaram-se de bicicleta e/ou de transporte coletivo de passageiros, da escola até ao local onde foi dinamizada a ação de plantação de espécies arbóreas e arbustivas. O percurso foi guiado por técnicos da Autarquia e acompanhado pelas autoridades.

Veja a notícia completa aqui

Saiba mais sobre a Rota pela Floresta aqui

X