Loures com Plano de Ação Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas em curso

Loures, um dos municípios que lidera o grupo dos municípios ECOXXI melhor pontuados em 2020, está a desenvolver o Plano de Ação Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Durante os últimos dois anos, Loures colaborou ativamente com a Área Metropolitana de Lisboa (AML) para definir um caminho adaptativo metropolitano, promovendo sinergias entre todos os Municípios da AML – desenvolvendo o Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC).

Reconhecendo a emergência climática global, a 6 de dezembro de 2019, Loures e os restantes signatários assinam um compromisso político assumindo a urgência de adaptar o território metropolitano às alterações climáticas, bem como a necessidade de reduzir a vulnerabilidade territorial e setorial e a exposição das comunidades aos riscos, atuando de forma continuada e concertada ao nível local e intermunicipal na concretização dos objetivos estratégicos do PMAAC-AML, em respeito pelos princípios de ação e governança para a adaptação às alterações climáticas.

Consulte o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa.

Na sequência do trabalho desenvolvido com a AML, Loures está agora a desenvolver o Plano de Ação Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Este Plano, que surge em linha com o PMAAC-AML, utilizando as mesmas metodologias, irá permitir uma visão municipal do caminho adaptativo a traçar pelo Município. Veja aqui o vídeo que enquadra o plano.

Veja aqui o documento enquadrador do Plano.

X