Manteigas, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital integram Geopark Serra da Estrela

Os Municípios ECOXXI Fornos de Algodres, Manteigas e Oliveira do Hospital, integram formalmente (e finalmente) o Geopark Estrela, que se estende por um território composto por 2.216 km2 e que abrange outros seis municípios (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda e Seia). 

Manteigas e Oliveira do Hospital participam no ECOXXI e são reconhecidos como “Eco-Município” há mais de 5 anos, alcançando em 2019 um Índice ECOXXI superior a 70% e 80% respetivamente. Fornos de Algodres participou pela primeira vez em 2019 e renovou a sua inscrição para este ano. Tratam-se de território de fortes contrastes, onde a sua paisagem, tangível e intangível, reflete um longo processo de adaptação e de sucessivas transformações. Conheça os geosítios aqui.

Neste mês de julho, o Geopark Estrela passa a integrar a lista de 162 Geoparks Mundiais distribuídos por 44 países em todo o mundo e  junta-se a outros quatro geoparks portugueses: Açores, Arouca, Naturtejo e Terras de Cavaleiros.

Emanuel Castro, coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, referiu à agência Lusa que a oficialização da classificação da Serra da Estrela como Geopark Mundial “é o culminar de um longo processo de valorização, conservação e promoção do património da Estrela e dos nove municípios que integram este novo Geopark Mundial da UNESCO, reconhecendo o valor intrínseco da sua geologia e da estratégia de desenvolvimento territorial implementada pela Associação Geopark Estrela”.

Ainda segundo o responsável “esta é uma classificação que distingue a identidade, a unicidade e o carácter único deste território, fomentando uma verdadeira estratégia de desenvolvimento, assente nos valores geológicos, geomorfológicos e paisagísticos desta que é a montanha mais elevada de Portugal Continental”. A oficialização do Geopark constitui “uma das maiores estratégias deste século para a Serra da Estrela e para os mais de 150 mil habitantes do território” acrescenta.

Saiba mais sobre o Geopark Estrela aqui.

X