Munícipios ECOXXI respondem às Alterações Climáticas

Bragança, Funchal, Guimarães, Leiria, Loulé, Torres Vedras e Viana do Castelo são os municípios premiados com o galardão ECOXXI que integram a rede de autarquias de adaptação local às alterações climáticas em Portugal.

A integração da adaptação às alterações climáticas nas práticas correntes de planeamento e gestão municipal é um dos objetivos do projeto ClimAdaPT.Local, que visa apoiar as autarquias na avaliação das vulnerabilidades locais e do potencial de adaptação às alterações climáticas.

No âmbito projeto ClimAdaPT.Local, foi criada uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal que se pretende constituir como um fórum permanente de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da adaptação. Desta rede fazem parte 26 municípios beneficiários, tendo em conta a sua inserção nas Comunidades Intermunicipais (CIM), das Áreas Metropolitanas (AM) e das Regiões Autónomas (RA), a diversidade das características ecológicas, ambientais e socioeconómicas, e ainda as suas suscetibilidades a diferentes impactos climáticos atuais e futuros. São eles: Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo de Vide, Castelo Branco, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, Seia, São João da Pesqueira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Franca do Campo.

Para mais informações, consulte:

http://climadapt-local.pt/

http://www.apambiente.pt/_zdata/adaPT/Noticias/ClimAdaPT_Local.pdf

X