OCDE publica relatório sobre o impacto da Covid-19 na Educação

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reflete sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nos sistemas educativos mundiais, diagnosticando algumas das prioridades para o futuro da Educação.

Os sistemas educativos mundiais deverão preparar-se, a curto e longo prazo, para o contexto resultante da pandemia do novo coronavírus. Esta é a premissa do relatório da OCDE Edição Especial Coronavírus: Regresso às Aulas, publicado a 23 de maio. O relatório é o primeiro de uma série sobre tendências educativas cujo “público-alvo é alargado, incluindo decisores políticos, diretores de escolas, professores, investigadores, estudantes e encarregados de educação”.

De acordo com a OCDE, alterações sistémicas criadas pela pandemia serão “novo normal”, pelo menos “durante os próximos 18 meses”. Durante os próximos 12 a 24 meses, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico sublinha a improtância de considerar algumas “questões-chave”: aproveitar a inovação (ferramentas digitais e outras soluções educativas), reimaginar o sistema (em termos de avaliação, método ensino-aprendizagem ou certificação, por exemplo) e recordar o “poder do mundo físico” (nomeadamente equilibrando os momentos a distância com atividades que envolvam contacto social).

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