Pacto Português para os Plásticos mobiliza os consumidores para a mudança de comportamentos

O Pacto Português para os Plásticos pretende “impactar o elemento mais importante da cadeia de valor”: os consumidores, com o objetivo de impulsionar a transição para a Economia Circular.

O Pacto Português para os Plásticos é uma iniciativa colaborativa que arrancou em fevereiro em Portugal com o envolvimento de várias dezenas de empresas e entidades da cadeia de valor do plástico. O grupo inicial de 50 empresas, que agora já cresceu para 80, comprometeu-se com a implementação de metas concretas até 2025 para as embalagens de plástico: fazer uma listagem, já em 2020, de todos os plástico de uso único problemáticos ou desnecessários; 100% de embalagens reutilizáveis (recicláveis ou compostáveis); incorporação, em média, de 30% de plástico reutilizado na produção de novos produtos; 70% — o dobro — de embalagens efetivamente recicladas.

O Pacto Português para os Plásticos reuniu este mês de setembro mais de 80 entidades, entre marcas, produtores, retalhistas, recicladores, entidades gestoras de resíduos, Governo, universidades, ONG, poder local, assim como a comunidade, com um objetivo comum: acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos, onde continuamos a beneficiar das qualidades do plástico, garantindo que este nunca termina no ambiente. Lisboa, Cascais, Póvoa do Varzim, municípios ECOXXI, são algumas das autarquias que aderiram ao Pacto Português.

Metas que os membros do Pacto Português para os Plásticos se comprometeram a atingir até 2025:

  • Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação, através de redesenho, inovação ou modelos de entrega alternativos (reutilização);
  • Garantir que 100 % das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Garantir que 70 % ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, aumentando a recolha e a reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30 % de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.