Papeleiras inteligentes e cinzeiros são a nova aposta do Município de Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras continua a apostar na limpeza urbana, agora com a instalação de papeleiras inteligentes e cinzeiros nas ruas do concelho.

Em Oeiras, um dos 56 municípios reconhecidos como ECOXXI, a higiene urbana é uma prioridade estratégica, pelo que a Câmara Municipal decidiu inovar, apostando agora nas novas tecnologias para obter uma maior eficácia na limpeza das ruas do concelho. Assim, estão a ser instaladas papeleiras inteligentes, que funcionam a energia solar e são dotadas de sistema de monitorização de enchimento que lança alertas de necessidade de recolha o que, associado à otimização de rotas, permite a redução do tempo de deslocação das equipas.

Além do mais estes equipamentos são mais fáceis de higienizar do que as papeleiras tradicionais e viabilizam uma considerável redução da frequência de recolha, pois a sua capacidade de 120lt com uma compactação de 8x, permitirá que apenas seja necessária uma recolha por semana.

Este salto qualitativo em matéria de equipamentos é realizado no âmbito do projeto-piloto denominado “Papeleiras Inteligentes” que, sem custos para o Município, inclui um total de 50 equipamentos com estas características que serão instalados de forma gradual em vários locais do concelho, sendo que as 11 primeiras papeleiras inteligentes já foram instaladas (5 em Oeiras e 6 em Algés). O projeto terá a duração máxima de sete meses, estando prevista a abertura de concurso público após os primeiros três meses de teste, o que permitirá uma maior implementação no território.

Por outro lado, e paralelamente a este projeto, Oeiras também está a apostar no combate à poluição por beatas, cujo descarte na via pública é extremamente prejudicial para o ambiente. Deste modo, promovendo a correta deposição deste resíduo, além da substituição dos cabeçotes das papeleiras sem cinzeiro por cabeçotes já com este equipamento acoplado, foram agora instalados nove cinzeiros de grande dimensão nas zonas de estadia dos interfaces rodoviárias e ferroviárias, prevendo-se o seu alargamento a outros locais de permanência no concelho.

Estas medidas, para além de fomentarem o aumento da higiene urbana, melhoram a capacidade do Município em relação à salubridade dos arruamentos, envolvendo simultaneamente os munícipes num esforço coletivo em prole da melhoria ambiental.

Notícia completa aqui