Poder de compra é superior à média em 32 municípios. Em Lisboa é o dobro

Em 2017, o poder de compra per capita manifestado nos municípios em Portugal era superior à média nacional em 32 dos 308 municípios portugueses, de acordo com os últimos dados divulgados pelo INE. A maioria destes municípios, onde o poder de compra é superior à media, localizam-se nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

“Trata-se de municípios maioritariamente localizados nas duas áreas metropolitanas de Lisboa (8 em 18 municípios) e do Porto (6 em 17) ou coincidentes com capitais de distrito”, pode ler-se no relatório do INE.

O indicador Percentagem de Poder de Compra (PPC) revela que 22 municípios concentravam 50% do poder de compra nacional, o que mostra a distribuição geográfica deste indicador.

Poder de compra em Lisboa é mais do dobro da média nacional

Os dados divulgados pelo INE revelam que as diferenças de valores que existem relativamente a este indicador. No município de Lisboa, por exemplo, o poder de compra é mais do dobro da média nacional.

“O município de Lisboa apresentava o Indicador per Capita do Poder de Compra  (IpC) mais elevado (219,6), mais que o dobro do índice nacional, e, nas 15 primeiras posições correspondentes a um IpC superior a 110, encontravam-se ainda três municípios da Área Metropolitana de Lisboa: Oeiras (156,5), Cascais (122,1) e Alcochete (118,8)“, pode ler-se no relatório da agência de estatísticas.

Notícia completa aqui 

X