Relatório do Estado do Ambiente 2020-21 já disponível

A edição de 2020-21 começa por apresentar o enquadramento socioeconómico nacional, seguindo-se a atualização dos cenários macroeconómicos, dois cenários contrastados (Alto e Baixo) de possível evolução da economia portuguesa no horizonte 2050, bem como de dois cenários internacionais (Alto e Baixo) para o PIB mundial e para o PIB da União Europeia.

O capítulo seguinte apresenta 46 fichas temáticas de indicadores, organizados em oito domínios ambientais: Economia e Ambiente, Energia e Clima, Transportes, Ar, Água, Solo e Biodiversidade, Resíduos e Riscos Ambientais.

Como complemento às fichas de indicadores, o REA 2020-21 inclui ainda duas infografias, uma que resume os valores-chave da evolução de alguns dos indicadores analisados e outra que reúne alguns números que caracterizam o impacte da pandemia de Covid-19 no ambiente.

O Relatório do Estado do Ambiente (REA) é, tal como os seus congéneres internacionais, um importante instrumento de “prestação de contas”, divulgação e comunicação sobre a evolução do estado do ambiente a nível nacional. É baseado numa metodologia difundida pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, e é publicado há já 33 anos. 

O relatório encontra-se disponível aqui

X