São 56 os municípios premiados com a Bandeira Verde ECOXXI 2020

Já são conhecidos os municípios vencedores do galardão Bandeira Verde ECOXXI 2020, um projeto único em Portugal coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa em parceria da Altice Portugal, através do MEO, e que visa galardoar anualmente os municípios com as melhores práticas de sustentabilidade.

Após analisar as 62 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, a Comissão Nacional ECOXXI, composta por 57 elementos de um total de 34 instituições, elegeu os municípios que se destacaram pelas suas melhores práticas de sustentabilidade segundo 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica, e que este ano inclui pela primeira vez indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-Estar.

Numa cerimónia que decorreu este ano em formato online, José Archer, presidente da ABAE, afirmou que «o ECOXXI vem possibilitar um instrumento de medida para este percurso de longo prazo, medindo o progresso que cada território e comunidade faz no caminho da sustentabilidade». O presidente da direção da ABAE defende ainda que «a Bandeira Verde é cada vez mais o símbolo que reconhece exatamente este progresso, e por isso quero dar os parabéns a todos os municípios que hoje a conquistaram, e deixar um desafio para o futuro: que possamos continuar a cobrir o nosso país com mais bandeiras verdes e, todos juntos, a contribuir para um país mais sustentável».

Este ano foram 56 os municípios reconhecidos como ECOXXI, ou seja, que cumpriam um conjunto de requisitos de sustentabilidade local.

O Programa ECOXXI existe desde 2005 pelas mãos da Associação Bandeira Azul da Europa e integrou, em 2020, um novo conceito agregador, Bandeira Verde, em parceria com o MEO. Sob o mote «Faz do verde a tua bandeira», este posicionamento simboliza o triunfo do Planeta através de um movimento que visa reconhecer e premiar as melhores práticas de sustentabilidade das freguesias (Eco-Freguesias XXI), municípios (ECOXXI) e destinos turísticos (Green Destinations).

O apoio a este projeto vem reforçar o posicionamento do MEO enquanto marca de causas e materializar a aposta da Altice Portugal na área da Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O projeto conta ainda com o apoio de uma dezena de parceiros.

Saiba mais sobre a Bandeira Verde

Saiba quais foram os municípios galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI 2020

X