São 7 os municípios mais sustentáveis do país

Do conjunto dos municípios candidatos ao Programa ECOXXI 2018, foram 7 os municípios que obtiveram um índice ECOXXI igual ou superior a 80%: Águeda, Alfândega da Fé, Guimarães, Loulé, Loures, Lousã e Pombal.

Este ano, candidatam-se ao Programa ECOXXI 50 municípios (16% dos municípios portugueses), uma das maiores participações de sempre. Dois municípios candidataram-se pela primeira vez (Lajes das Flores e Vila Nova de Poiares) e 4 municípios –  Bragança, Celorico da Beira, Lousada, Oeiras e Vila Nova de Gaia – não renovaram a sua candidatura.

Foram atribuídas 47 Bandeiras Verdes ECOXXI 2018 (94% dos municípios participantes), ou seja obtiveram um índice igual ou superior a 50%, sendo que apenas 3 não atingiram os objetivos mínimos estabelecidos.

Os municípios da Região Centro são os que mais participam (32% dos candidatos).

Loures é o único município pertencente a uma área metropolitana

Do conjunto dos 7 municípios mais sustentáveis do país, Loures destaca-se por integrar uma área metropolitana e como tal ser dos municípios participantes mais populosos (com mais de 100.000 habitantes).

Loures participou no Programa nos anos de 2009 e 2013. Desde 2016, o município tem registado uma participação contínua, sempre com resultados positivos e crescentes. Obteve a sua melhor classificação em 2018, com um índice ECOXXI superior a 80%.

 

Loulé é o único município a sul do Tejo no “grupo dos 7”

O município de Loulé integra mais uma vez o grupo dos municípios mais sustentáveis pelo país, destacando-se por ser o único no escalão acima dos 80% a sul do Tejo, da Região do Algarve.

Candidatou-se ao Programa desde o ano do seu lançamento (2005), tendo sido sempre galardoado com a bandeira verde ECOXXI. Já por 8 edições consecutivas, está entre os municípios melhor pontuados, superando sempre os 80%.

Saiba mais sobre os resultados do Programa ECOXXI 2018 AQUI

X