Torres Vedras: um município inspirador

No mês em que o Município de Torres Vedras está de luto pelo falecimento do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) destaca o trabalho exemplar que o Município de Torres Vedras tem registado no Programa ECOXXI.

O percurso de Torres Vedras é inspirador para outros municípios, muito por força do trabalho desenvolvido pelo executivo e quadro técnico da Câmara Municipal, mas também pela visão e entusiasmo do seu Presidente, Carlos Bernardes.

Torres Vedras é o único Município da Região Oeste que participa e tem vindo anualmente a ser reconhecido como Município ECOXXI. A sua participação contínua desde 2005, ano piloto do Programa, evidencia a importância estratégica que a educação para a sustentabilidade tem para o município. Neste ano de 2021, o município candidata-se à sua 15.ª Bandeira Verde ECOXXI.

Desde a primeira edição do Programa, o Município de Torres Vedras tem-se revelado cada vez mais empenhado na implementação de boas práticas de sustentabilidade, participando sem interrupções e de forma ativa nas formações e galardões organizados anualmente pela ABAE no âmbito deste Programa.

O Município de Torres Vedras acolheu o Galardão ECOXXI em 2013 e foi um dos municípios a integrar o programa do evento com uma apresentação sobre “Modos de Transporte Suaves em Torres Vedras”.

Mais tarde, em 2019, foi um dos municípios convidados a integrar o programa da Formação Nacional ECOXXI organizada no auditório da Agência Portuguesa do Ambiente. Neste dia apresentou a sua rede de percursos pedonais sinalizados.

O trabalho desenvolvido pelo município no âmbito da sustentabilidade reflete-se na consistência dos resultados obtidos nas várias edições do ECOXXI. A evolução tendencialmente positiva do Índice ECOXXI tem colocado Torres Vedras numa posição de vanguarda no que respeita a educação para a sustentabilidade.
Em 2005, primeiro ano de participação, o Município de Torres Vedras registou um Índice ECOXXI de 57%, liderando o grupo dos municípios melhor pontuados.

Em 2020, quinze anos depois, registou o seu melhor resultado de sempre, posicionando-se em segundo lugar na lista dos municípios mais sustentáveis do país, num universo de 62 candidatos. Foi, por isso, um dos municípios convidados a participar presencialmente no Galardão ECOXXI 2020, realizado em Lisboa.

Torres Vedras tem-se destacado pelo empenho demonstrado na concretização de projetos de educação para a sustentabilidade, nomeadamente no trabalho desenvolvido com a suas Eco-Escolas, ultrapassando a taxa de implementação dos 60%.

Tem ainda realizado um trabalho notável noutras áreas da sustentabilidade, ocupando uma posição de liderança em indicadores, como a cidadania, governança e participação; certificação em sistemas de gestão da qualidade; saúde e bem-estar; qualidade do ar e informação ao público; valorização do papel da energia na gestão municipal; e turismo sustentável.

Torres Vedras tem-se diferenciado pelo aperfeiçoamento das suas práticas diárias, assumindo-se como uma autarquia inspiradora no compromisso de sustentabilidade. Tal só tem sido possível com a participação ativa dos seus funcionários e em estreita articulação com juntas de freguesia, associações e comunidade.

“Torres Vedras está hoje, com enorme orgulho, no top 3 dos municípios mais sustentáveis em Portugal, certificado pela plataforma ECOXXI, o que vem validar todo o trabalho que temos vindo a desenvolver ao nível da sustentabilidade no nosso território.
Por um lado, é um motivo de orgulho, mas, por outro, é sempre uma grande responsabilidade e, portanto, é com essa responsabilidade que temos objetivos claros na área da sustentabilidade e que temos vindo a implementar os nossos projetos, que são de referência, ao longo destas duas décadas.”
Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras (abril, 2021).

X